Com foco no turismo, Treviso celebra 27 anos de emancipação

O município de Treviso comemorou na sexta (8) e no sábado (9), seus 27 anos de emancipação político-administrativa com a realização de shows e atrações gratuitas para a população.

“Treviso é uma terra abençoada por Deus. Eu quero parabenizar todos os moradores e visitantes que estiveram no nosso munícipio neste 27° aniversário de emancipação político-administrativa. Estamos no rumo certo e queremos que continue assim”, disse o prefeito Valério Moretti.

Durante a cerimônia de abertura da festa, a Administração Municipal, orgulhosa das origens do município e de suas tradições, destacou ainda mais o potencial turístico local com o lançamento de um vídeo institucional, do Mapa do Turismo de Treviso e a entrega do certificado que insere o município no Mapa do Turismo Brasileiro de 2022.

“O Mapa do Turismo de Treviso é um guia com informações para que o turista possa vir e se localizar na cidade e se direcionar aos estabelecimentos. Ele tem informações de 46 pontos de interesse, como hospedagens e de gastronomia, além de pontos de apoio e suporte”, explicou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Mauro Fernandes.

O material foi elaborado ao longo de um ano em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). “O mapa existe no formato impresso com um QR Code que direciona o usuário para o modelo digital. Não é um aplicativo, mas um mini site. É um guia na palma da mão de todos os turistas”.

O site também possui informações sobre os estabelecimentos comerciais e a localização deles. “Temos certeza que o mapa tem potencial para contribuir com os turistas e também para que a população de Treviso possa fornecer informações corretas para quem está visitando nossa cidade”. O mapa foi distribuído à população e ficará disponível nos estabelecimentos comerciais e nos prédios públicos.

Clique e confira o Mapa de Treviso

Os comerciantes de Treviso que fazem parte do Cadastur também receberam certificados. “O Casdatur é pré-requisito para que o município receba o certificado de inserção no Mapa Brasileiro de Turismo Brasileiro. Entregamos os certificados em forma de agradecimento aos comerciantes que se cadastraram e fazem parte deste projeto”, finalizou Fernandes.

Além dos shows, a população prestigiou apresentações artísticas das unidades escolares Noé Abatti, Maria Brogni, Udo Deeke, Secretaria de Assistência Social e Habitação, Cras, Proast e da Banda Marcial Santa Bárbara, de Lauro Muller.

Obras e melhorias no município

Ainda na celebração, o chefe do Executivo destacou as obras e os investimentos realizados para o bem-estar de toda a população, como a Rua Coberta, as melhorias e obras nas unidades escolares, a pavimentação asfáltica da Avenida professor José Abatti e do bairro Forquilha. Para o vice-prefeito Valentim Cimolim, a boa gestão dos recursos públicos fará o município crescer ainda mais nos próximos anos. “Treviso é uma cidade jovem, mas muito promissora na nossa região, ela desponta com muita qualidade na saúde, na educação e na infraestrutura. Estamos trabalhando bastante para colocar Treviso no lugar que o município merece. Estamos empenhados em entregar uma cidade melhor do que pegamos”, frisou.

Rua Coberta

Um dos projetos mais aguardados pelo município de Treviso deverá ser inaugurado em breve pela Administração Municipal. O recurso de R$ 712 mil para a obra foi encaminhado pela deputada Geovânia de Sá.

Além da Rua, o Executivo vai concluir a segunda etapa da revitalização da Praça Cavaleiro Benjamim Scussel e as melhorias no acesso aos estabelecimentos comerciais

Pavimentação da Avenida Professor José Forest Abatti

Foi assinada a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica, construção de passeios públicos e colocação de sinalização e elementos de urbanização na Avenida Professor José Abatti, no centro de Treviso. Ao todo, serão pavimentados 1,2 quilômetros de via; o valor do serviço será de R$ 4,7 milhões.

O recurso para a obra é proveniente do Governo do Estado de Santa Catarina. Com exceção das rodovias estaduais, este é o maior investimento já feito no município através do Estado.

O município também está pavimentando um trecho de asfalto no bairro Forquilha. O recurso de R$ 300 mil foi encaminhado pelo deputado Volnei Weber.

Investimentos em educação e no esporte

Com recurso de mais de R$ 1,3 milhão encaminhado pelo deputado Luiz Fernando Vampiro, o Executivo deu início a construção dos blocos de salas no Cei Angelina Remor de Luca, construção de uma quadra de esportes com cobertura e estrutura metálica no Cei Noé Abatti, reforma do telhado na Escola Maria Brogni. Já a cobertura metálica da quadra poliesportiva da unidade é realizada com R$ 206 mil, sendo R$ 159 mil encaminhados pela deputada Ada De Luca e o restante pelo município.

A reforma do telhado no Ginásio de Esportes Clóvis Bernardini é realizada com R$137 mil encaminhados pelo deputado Volnei Weber, e a troca do piso no Ginásio, no valor de R$ 145 mil, é realizada com recursos encaminhados pelo deputado Fernando Krelling.

As obras ultrapassam R$ 7 milhões e contam com contrapartidas da Administração Municipal.

Além da população, a festa foi prestigiada por secretários e vereadores municipais.