Combate à violência doméstica é tema palestra de em Treviso

A Secretaria de Assistência Social e Habitação e o Cras de Treviso, em alusão ao Agosto Lilás, promoveu nesta semana uma palestra sobre violência doméstica e familiar em Treviso. A ação foi destinada aos estudantes da Escola de Educação Básica Udo Deeke e ministrada pelo promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Samuel Dal-Farra Naspolini.

A palestra esclareceu as várias formas de violência e como a Lei Maria da Penha não trata unicamente de casos entre marido e mulher. “Quando nós tratamos de violência doméstica contra a mulher, a gente fala, por exemplo, da relação filho e mãe, mães idosas podem ser protegidas pela Lei Maria da Penha, a gente fala da relação entre namorados, a gente fala da relação pai e filha, irmão e irmã, tio e sobrinha”, esclareceu o promotor.

Além dos canais de denúncia, as vítimas de violência podem contar com outro mecanismo de defesa: a medida protetiva, que pode ser solicitada sem a intermediação de um advogado. “A vítima em nome próprio pode apresentar um pedido ao juiz, para que o juiz diante de uma circunstância de ameaça ou de risco a ela própria, a vítima, conceda uma ordem afastando o agressor de casa, proibindo contato e proibindo aproximação. Acreditem, isso funciona, funciona bem e funciona rápido”.

Para o prefeito Valério Moretti, é essencial que a população fique atenta e denuncie os agressores. “Sabemos que existem casos que não são denunciados pelas vítimas por conta de ameaças, mas nós precisamos denunciar. Procure os órgãos responsáveis, a Polícia Civil, a Polícia Militar, isso pode estancar esse problema tão sério que é a violência”, frisou o chefe do Executivo.

Conforme a secretaria Elaine Salvador Zeferino, uma das formas de acabar com a violência contra a mulher é modificar a cultura machista que permeia a sociedade.

Ainda nesta semana, os trabalhadores das secretarias de Assistência Social e Habitação, Educação e Saúde participaram de uma capacitação proativa de multiplicadores da Lei Maria da Penha. A palestra foi ministrada pelo advogado Clademir Manoel de Souza, o Peninha.

As ações também contaram com a presença do vice-prefeito Valentim Cimolim, secretária de Assistência Social e Habitação, Elaine Salvador Zeferino, do secretário de Educação, Gladson Tasca, da coordenadora do Cras, Crislei Getner Nava, do Conselho Tutelar, do presidente do Legislativo, Gessi Urbano, e dos vereadores Simoni Ruzza Ariatti e Reginaldo Rizzati.