Exame de teledermatoscopia facilita o diagnóstico de doenças de pele em Treviso

O uso da tecnologia tem facilitado o diagnóstico de doenças de pele nos pacientes da Secretaria de Saúde de Treviso. Isso porque a Unidade Dilnei Sonego conta com o serviço de telediagnóstico em dermatologia para os casos com suspeita de câncer de pele ou outras dermatoses. 

A telemedicina consiste na emissão de laudos à distância, e tem como objetivo realizar a classificação de risco das lesões de pele e indicar o procedimento médico mais adequado.

Segundo a enfermeira da Unidade, Ravena Pavei Jacinto, o paciente que perceber alterações na pele, como manchas, pintas, sinais que mudam de cor, forma, sangram e feridas que não cicatrizam em quatro semanas, podem procurar a Unidade de Saúde.

O primeiro passo é realizar uma consulta na Unidade, onde o médico clínico geral solicita o exame de teledermatoscopia. O processo consiste em tirar fotos das lesões de acordo com um protocolo pré-estabelecido e encaminhá-las via portal telemedicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

“A UFSC analisa as fotos e encaminha o laudo com a descrição, as orientações e os encaminhamentos. Assim, o paciente volta ao clínico geral e, caso necessário, é encaminhado ao dermatologista”, explicou. 

A Secretaria de Saúde de Treviso possui um médico dermatologista para atender a população. Além de consultas, o profissional realiza pequenas cirurgias na Policlínica Central. 

Desde o segundo semestre de 2021, mais de 50 exames de teledermatoscopia foram realizados, sendo 20 casos de câncer de pele. Para a enfermeira, o procedimento facilita o diagnóstico precoce das doenças para que o tratamento seja realizado. 

Em caso de dúvidas, a população pode procurar a enfermeira Ravena por meio do telefone: (48) 3469-0468.