Executivo de Treviso quer fortalecer a coleta seletiva de lixo

Uma reunião foi realizada na Prefeitura de Treviso, na manhã de quarta-feira, dia 9, para discutir ações para aprimorar a coleta seletiva de lixo no município. Durante o encontro, discutiu-se sobre a implantação de lixeiras destinadas ao lixo orgânico e reciclável, distribuição de embalagens próprias para a coleta seletiva e de materiais informativos à população, além de aulas sobre educação ambiental para as crianças e integrantes dos grupos da Proast.

As ações propostas fazem parte do projeto “Recicla Treviso” desenvolvido pela Funtrev em parceria com o Cirsures, responsável pela gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos.

Atualmente, a coleta seletiva é realizada semanalmente no centro da cidade e a cada 15 dias nas áreas rurais. Com as ações propostas ao Executivo, a Funtrev e o Cirsures querem aumentar de 11% para 30% o índice de lixo coletado no município que é destinado à reciclagem.

A engenheira ambiental e sanitarista do Cirsures, Graziela Bolan, destacou o empenho da população de Treviso em destinar os materiais recicláveis para a coleta seletiva. Segundo ela, o percentual de lixo reciclável recolhido no município é maior que a média nacional, que recicla apenas 2,1% dos resíduos coletados.

Treviso também é destaque entre os municípios consorciados, sendo o único a ter 100% de cobertura em relação a coleta seletiva, atendendo aproximadamente quatro mil pessoas. No entanto, é possível melhorar ainda mais o desempenho do município na reciclagem, pois quanto mais os resíduos forem reaproveitados, menor será o volume de lixo para depositar no aterro sanitário, o que representa um ganho ambiental para toda a sociedade.

O próximo passo do Executivo é discutir a possibilidade de realizar as ações. O prefeito e o vice-prefeito, Valério Moretti e Valentim Cimolim, respectivamente, destacaram que as ações são importantes e irão beneficiar toda a comunidade, principalmente para incentivar o turismo.

Também participaram do encontro o secretário de Administração e Finanças, Ernany Moreti, o diretor da Funtrev, Valtair Agenor da Silva, a bióloga da fundação, Angelica Rizzatti Padilha, e a engenheira ambiental e sanitarista do Cirsures, Graziela Bolan.