Hanseníase recebe atenção em Treviso

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, 31 de janeiro, as Agentes Comunitárias de Saúde e os profissionais da unidade de saúde do município de Treviso estarão, durante o mês de fevereiro, alertando as famílias sobre os sinais da doença que pode ser tratada com sucesso se o diagnóstico for feito precocemente.

            A Hanseníase é causada pelo Bacilo de Hansen e atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. Pode causar deformidades físicas. Os principais sintomas são:

– Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade;

– Caroços e inchaços no corpo em alguns casos avermelhados e doloridos;

– Engrossamento do nervo que passa no cotovelo, levando a perda da sensibilidade e/ou diminuição da força no 5º dedo;

– Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés;

– Áreas com diminuição dos pelos e do suor;

– Cortar-se ou queimar-se sem sentir dor.

            A doença se transmite por meio das vias respiratórias através da tosse e espirro, porém se a pessoa tem a doença e já está em tratamento o contágio não acontece. Se existe a desconfiança é necessário buscar uma Unidade de Saúde, o tratamento é oferecido gratuitamente e em grande parte dos casos leva à cura da doença. “Aqui em Treviso ainda não notificamos nenhum caso, mas é importante que a população esteja atenta e lembrar que a pessoa contaminada pode levar anos para apresentar sintomas” alerta a secretária de Saúde do município Maria de Lourdes Spricigo Freccia.