Treviso entrou no programa PMAQ com nota máxima

As duas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Treviso fazem parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ do Ministério da Saúde desde 30 de agosto. Depois de meses de reuniões de equipes, teleconferências e outras atividades realizadas, o município recebeu a nota máxima na avaliação feita pelo Programa antes de permitir a adesão das equipes.            Com objetivo de monitorar, induzir e avaliar as atividades realizadas pela ESF, o PMAQ foi criado pela portaria de nº 1.654 GM/MS de 19 de julho de 2011 após processo realizado com as 3 esferas do Sistema Único de Saúde – SUS e contou com Ministério da Saúde e os gestores municipais e estaduais, sendo representados pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), para juntos debaterem a melhor forma de ampliar o acesso e as melhorias da qualidade da Atenção Básica no país.            O PMAQ listou uma série de mudanças e adequações que serão realizadas através das ações do programa. Destaque para a melhoria do aspecto físico das Unidades Básicas de Saúde, melhores condições de trabalho para as equipes, diminuir a sobrecarga dos profissionais e a rotatividade e aumentar a integração das equipes com a Rede de Atenção à Saúde.             Para fazer parte do Programa os municípios precisam passar por 4 fases:1 – Adesão e Contratualização2 – Desenvolvimento – com avaliação e identificação dos indicadores3 – Avaliação Externa – feita pelas Universidades de Pelotas e UFSC.4 – Recontratualização                         Como Treviso concluiu com êxito as 4 partes do processo e com isso receberá o auxílio de R$ 11.000,00 por mês por equipe, como o município possui 2 equipes o valor será de R$ 22.000,00. Com isso será possível investir nos profissionais, contribuindo para melhorar a freqüência, a quantidade e a qualidade dos atendimentos.