Treviso volta o olhar para o turismo

“O carvão é um produto de uma safra apenas, ele é um recurso esgotável, já o turismo pode proporcionar novas safras a cada ano”, foi esta frase que marcou o discurso do prefeito João Réus Rossi na abertura do Seminário Aguaí – Turismo Sustentável em torno da Reserva.

Fruto da parceria entre as prefeituras municipais de Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Morro Grande e Bom Jardim da Serra com o Instituto Alouatta, o seminário uniu, no Restaurante Ghellere, na quinta e sexta-feira, dia 8 e 9, os prefeitos desses municípios, palestrantes de diversas partes do Brasil, empreendedores, operadores de turismo e interessados em criar uma rota turística ao redor da Reserva Ecológica do Aguaí.

O desejo de fomentar o turismo foi ressaltado pelo prefeito Juca. Hoje o município está se tornando um importante corredor de passagem entre o mar e a serra, devido à pavimentação asfáltica que o liga à vizinha Lauro Müller. Como apresenta forte potencial para o turismo de natureza (eco turismo e turismo de aventura), um novo olhar deve ser voltado para Treviso.

Hoje a maior fonte de renda do município vem da extração de carvão, e investir no turismo, segundo Juca, não significa substituir o setor carbonífero, mas sim incrementar a economia local e possibilitar novas fontes de renda para munícipes e município.