IBGE abre vagas temporárias para o Censo 2021

 O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou na última semana o edital para o concurso do Censo Demográfico 2021. Em Treviso, são oferecidas 4 vagas para recenseadores.

 

Para concorrer a recenseador, o candidato deve ter nível fundamental completo. A taxa de inscrição é de R$ 25,77 e pode ser feita até 19 de março pelo site do Cebrasp (cebraspe.org.br/concursos).

 

As vagas são temporárias. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser renovado de acordo com a necessidade do IBGE e disponibilidade orçamentária.

 

Prova deve ser aplicada em abril

 

A prova objetiva será aplicada presencialmente em 25 de abril, seguindo os protocolos sanitários contra a Covid-19.

 

Os candidatos para recenseadores farão a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. O conteúdo está disponível no edital.

 

Mais informações sobre o processo seletivo estão no site: https://censo2021.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo.html

 

 

Protocolos sanitários contra a Covid-19

 

No dia da prova, os candidatos deverão estar munidos de caneta esferográfica cor preta e de material transparente, comprovante de inscrição e documento original com foto.

 

Os protocolos sanitários contra a Covid-19 serão divulgados detalhadamente em edital específico sobre os locais de prova, exigindo o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento seguro entre candidatos e aplicadores de prova, disponibilização de álcool em gel em todos os locais de prova, medidas para evitar aglomerações e respeito às legislações locais.

 

O candidato que descumprir as medidas de proteção será eliminado do processo seletivo e terá sua prova anulada.

 

Recenseadores são remunerados por produtividade

 

Os recenseadores são os profissionais que visitarão todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de unidades visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho recomendável é de, no mínimo, 25 horas semanais.

 

O ideal é que os recenseadores aprovados no processo seletivo sejam moradores das próprias localidades onde vão trabalhar, para a economia de custos com deslocamento e maior produtividade nas visitas domiciliares.

 

Treinamento para recenseador é eliminatório

 

Além da prova, os recenseadores receberão treinamento presencial e à distância, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco dias e carga horária de oito horas diárias. Para a parte presencial, também serão adotados protocolos sanitários contra a Covid-19.

 

Os candidatos que tiverem no mínimo 80% de frequência no treinamento farão jus a uma ajuda de custo. As contratações ocorrem em seguida, estando previstas para junho. O trabalho de campo do Censo 2021 começa em agosto.

 

Com informações de Sueni Santos (IBGE)