Treviso abre inscrições para o SCFV e PAIF

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Treviso, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), inicia na segunda-feira (1) o período de inscrições para o Serviço de Proteção e Atendimento à Família (PAIF) e para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

 

Conforme a Secretária da pasta, Elaine Salvador Zeferino, o objetivo dos serviços é fortalecer os vínculos familiares, comunitários e desenvolver um processo de emancipação nos indivíduos envolvidos.

 

“Existem diferentes temáticas a serem desenvolvidas. As atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas são as mais comuns, mas, outras possibilidades podem ser trabalhadas”, explicou a Secretária.

 

Após as inscrições, os grupos serão formados respeitando a idade e as necessidades dos usuários. Os encontros irão seguir as normas sanitárias de enfrentamento à Covid-19.

 

A divisão dos grupos será da seguinte forma:

  • Crianças de até 6 anos
  • Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos
  • Adolescentes de 15 a 17 anos
  • Jovens de 18 a 29 anos
  • Adultos de 30 a 59 anos
  • Pessoas idosas

 

Nos encontros, o Cras irá desenvolver atividades e oficinas de bordado, música, dança, produção de texto, reprodução de filmes, jogos coletivos e rodas de conversa.  O PAIF também promove grupos de assistência às mulheres, com atendimentos, atividades e orientações.

 

Para a inscrição no SCVF e no PAIF, é necessário estar cadastrado na Secretaria de Assistência Social. As inscrições encerram no dia 12 de março.

 

Além do SCVF e do PAIF, o Cras oferece o serviço de proteção social básica em domicílio para pessoas com deficiência e idosos.