Ipês amarelos são entregues a estudantes de Treviso

Em alusão ao Dia da Floresta e ao Dia da Água, a Fundação do Meio Ambiente de Treviso (Funtrev) entregou mudas de ipê amarelo aos alunos da Escola Professora Maria Brogni. A ação realizada na sexta-feira (19) faz parte do projeto “Conservando as Águas e Protegendo as Florestas”.

Além das mudas, os estudantes receberam um material com orientações sobre o plantio e cuidados com a planta. Um vídeo sobre educação ambiental será disponibilizado na plataforma virtual.

Conforme a bióloga da Funtrev, Angelica Rizzatti Padilha, o projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação e a empresa Engie, que forneceu as mudas e os materiais. Este é o primeiro projeto de conscientização ambiental desenvolvido em 2021.

De acordo com Angelica, o ipê amarelo foi escolhido por ser uma espécie nativa e símbolo do município. Outras espécies nativas serão entregues nas unidades escolares Noé Abati e Angelina Remor de Luca.

“Procuramos escolher mudas frutíferas. O ipê não tem um grande porte quando adulto e isso facilita o plantio e a manutenção. Temos também a gabiroba, jabuticabeira e ingá. São plantas que podem ser cultivadas em um espaço pequeno”, disse.

A entrega contou com a presença do vice-prefeito de Treviso, Valentim Cimolim. Para ele, incentivar a conscientização ambiental trará benefícios para a cidade. “Temos que pensar no futuro, na nossa água, em reflorestar as margens dos rios. Só assim teremos um município pujante e com o meio ambiente que vai trazer mais turistas”.

Cimolim destacou a parceria entre a Funtrev e a Secretaria de Educação. “O trabalho integrado das secretarias é muito importante para um resultado mais efetivo. O Executivo sempre vai incentivar essas atividades para que tenhamos um resultado cada vez melhor”, finalizou o vice-prefeito.

Na próxima semana, a Funtrev irá entregar as mudas para o grupo B da Escola Maria Brogni.  O aluno Luiz Alberto Scarmagnani Fagundes, de 8 anos, contou que já plantou uma muda de ipê no sítio da família. Agora, ele vai pedir ajuda dos pais para plantar no quintal de casa.

Para o Secretário de Educação, Gladson Tasca, é importante que as crianças saibam a relevância de cuidar do meio ambiente.  “Plantar uma árvore é um dos gestos mais significativos, algo que deveria ser passado dos mais velhos para os mais novos”.

A mudas de ipê amarelo também foram entregues aos professores e colaboradores da Escola Professora Maria Brogni. Ao todo, 160 mudas serão distribuídas na unidade escolar.