Livro sobre os mamíferos do entorno da Reserva do Aguaí é lançado em Treviso

Foi lançado na tarde de ontem, dia 15, o livro “Os Mamíferos do Entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí – Treviso”, na sede do Executivo. Para marcar o lançamento, uma aula inaugural foi realizada com os alunos do 5º ano da Escola Professora Maria Brogni. A obra é resultado de três anos de pesquisa na área do Projeto Primatas, coordenada pelo Laboratório de Zoologia e Ecologia de Vertebrados da Unesc, em parceria com o Instituto Alouatta.  

Conforme o presidente do instituto, Paulo Cadallóra, o projeto de pesquisa teve início em 2018 com a instalação de 20 câmeras de monitoramento.   O objetivo é utilizar os exemplares com os alunos da rede municipal de ensino. De acordo com o chefe do Executivo, Valério Moretti, é importante para a comunidade conhecer o que o município possui. “Esse é um grande salto para Treviso. Queremos promover coisas boas e, assim, nos colocamos à disposição do Instituto”.  

 

De acordo com o Secretário de Educação, Gladson Tasca, conscientizando as crianças sobre a importância da natureza, será possível fomentar o turismo sustentável.   O lançamento do livro faz parte da primeira fase do projeto “Turismo e educação são a nossa natureza”, que reúne as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Fundação do Meio Ambiente e o Instituto Alouatta.  

 

Os próximos passos do projeto serão realizados no interior do município. “Nós estamos fazendo um cronograma de visitação e passeios para as crianças. Além de conhecerem os pontos turísticos, teremos histórias contadas”, explica o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Mauro Fernandes.