Entrega de coletores e observação de aves marcam segundo dia da Semana do Meio Ambiente de Treviso

Aos 8 anos, a estudante Bianca Costa Périco já sabe porque é importante preservar o Planeta. “Eu aprendi que a gente tem que cuidar do meio ambiente, senão a gente não vive”, disse. Foi pensando em despertar esta consciência ambiental nas crianças, e também nos adultos, que a Fundação do Meio Ambiente de Treviso (Funtrev) está desenvolvendo ações alusivas à Semana do Meio Ambiente.

As atividades tiveram início na quarta-feira, dia 2, com a finalização dos coletores de tampas, lacres, pilhas e baterias confeccionados pelos alunos da rede municipal. Os itens foram entregues nesta sexta-feira, dia 4, aos comerciantes locais. A distribuição foi realizada pelo prefeito Valério Moretti, vice-prefeito Valentim Cimolim, secretário de Educação, Gladson Tasca, equipe da Funtrev e das unidades escolares.

Os lacres arrecadados serão convertidos na compra de cadeiras de rodas para o município. O chefe do Executivo frisou que as ações realizadas seguem os protocolos para conter a pandemia de Covid-19.

“As ações realizadas são importantes, pois falar de meio ambiente significa falar em saúde, vida e bem-estar. Parabenizo a Fundação e ao Instituto Alouatta pelo empenho. Isso só vai beneficiar o município”, disse o prefeito.

Além da distribuição dos materiais ao comércio, as crianças receberam mudas de árvores, participaram de uma exposição fotográfica e de uma aula de observação de aves. As atividades foram realizadas em parceria com o Instituto Alouatta e o Clube de Observadores de Aves (OBA).

A estudante Evillin Valente Pereira, de 8 anos, aproveitou as atividades.“Eu achei a observação bem bonita, gostei e achei eles (os pássaros) bem bonitos.” A Semana do Meio Ambiente segue até a próxima quarta-feira, dia 9.

Confira a programação:

Sábado (05/06), das 7h30 às 12h: Realização da campanha “Descarte Consciente” com coleta de lixo eletrônico, lâmpadas, óleo de cozinha, medicamentos vencidos e fora de uso que serão doados para a Farmácia Solidária. Haverá doação de mudas de árvores, kits de álcool em gel e máscara.

Simultaneamente ao evento na Praça Central ocorrerá um drive-thru junino com os alunos matriculados na rede municipal.

9h: Entrega do projeto de paisagismo e pomar às autoridades municipais.

Local: CEI Noé Abatti.

10h: Entrega do projeto de horta comunitária às autoridades municipais.

Local: CEI Angelina Remor de Luca.

11h: Entrega do projeto de arborização, paisagismo, mini horta e horta suspensa.

Local: Escola Profª Maria Brogni.

Quarta-feira (09/06):

9h: Plantio de mudas com os alunos do 5º ano da Escola Profª Maria Brogni.

Local: Área verde, no loteamento de Mattia.

A semana do Meio Ambiente de Treviso conta com o apoio das Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Educação, Saúde, Instituto Alouatta, Vigilância Sanitária, Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures), Unesc, Clube de Observadores de Aves (OBA) e da empresa Colix.