Prefeitura de Treviso adquire material para inseminação artificial de bovinos

Com o objetivo de incentivar os produtores de leite e pecuaristas de Treviso, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, adquiriu na manhã de ontem, dia 9, material genético para inseminação artificial de bovinos. A entrega foi realizada no Paço Municipal, e o material ficará disponível aos membros do programa pró-leite e demais criadores de gado do município.

Além do melhoramento genético e o aumento da produção de leite, a inseminação artificial reduz custos aos criadores de gado. “Os sêmens são de raças de touros testados e com um bom desempenho para as necessidades da propriedade, como a produção de leite ou produção de carne. Não há necessidade de manter um touro na propriedade para os cruzamentos”, explica o engenheiro agrônomo da Epagri, Jaldecir Pedro Mazzorana.

Os produtores interessados no processo de inseminação artificial podem procurar a Secretaria de Agricultura. A Prefeitura conta, ainda, com um inseminador e médico veterinário.