Agosto lilás: Treviso faz ações de combate à violência doméstica

A Prefeitura de Treviso, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e da Proast, está realizando este mês ações para combater a violência doméstica e familiar.

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre o tema e divulgar os canais de denúncia. “Confeccionamos placas com o disque 180 para fixar nos estabelecimentos comerciais de toda a cidade”, disse a secretária Elaine Salvador Zeferino.

A medida foi realizada em cumprimento a lei municipal 911/2019, da então vereadora Crisleide Cimolim. Treviso possui, ainda, a lei que institui a Semana de Conscientização de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em alusão a promulgação da Lei Maria da Penha (11.340/2006). A proposição também foi de autoria de Crisleide Cimolim.

Além das placas, a secretária Elaine e a presidente de honra da Proast, Heliane Rossi Moretti, entregaram fitas lilás em alusão à campanha para os servidores do Paço Municipal.

“Também falamos sobre o tema com os demais secretários, que orientaram os servidores das pastas com o objetivo de diminuir os casos de violência contra a mulher”, explicou Elaine.

Na quarta-feira, dia 26, um material com informações sobre os canais de denúncia e as formas de manifestação da violência contra a mulher será entregue à população do município.

Canais de denúncia

Central de Atendimento à Mulher (disque 180): presta serviço de escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias aos órgãos competentes.

O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, locais de atendimento, como a Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher, Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.

A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia em todo o território nacional.

Onde procurar ajuda no município

Vítimas de violência doméstica podem procurar o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Delegacia de Polícia Civil, Centro de Referência Especializado(Creas), Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social e Habitação, que possui psicóloga e assistente social para realizar acolhimento e acompanhar os casos.