Funtrev promove aula sobre coleta seletiva

A Fundação do Meio Ambiente de Treviso (Funtrev), em parceria com o Cirsures, realizou esta semana uma aula sobre coleta seletiva e educação ambiental para os alunos do 3º ano da Escola Professora Maria Brogni.

 

A aula teve como tema “O meu, o seu, o nosso lixo”. Conforme a bióloga da Funtrev, Angelica Rizzatti Padilha, a importância de separar materiais orgânicos e recicláveis também foi abordada pelas professoras das turmas por meio do material didático da rede municipal de ensino.

 

 “A gente percebe que os alunos e os pais têm dificuldade em fazer a coleta do material reciclável. Precisamos levar as informações aos alunos para que em casa eles possam ajudar os pais”, disse Angelica.

 

A aula foi ministrada pela engenheira ambiental e sanitarista do Cirsures, Graziela Bolan, que apresentou para as crianças como é realizado o trabalho do Consórcio, os materiais recicláveis e orgânicos e o destinado de cada item.

 

“A gente não recicla a matéria orgânica, mas a gente pode dar como destino a compostagem, o lixo do banheiro, que é fralda, absorvente, cotonete, algodão guardanapo sujo e guardanapo com gordura”, disse.

 

Os materiais reciclados incluem papel, plástico, vidro, isopor e metal. De acordo com Graziela, a orientação do Cirsures é limpar os itens antes do descarte para evitar contaminação e compactar os materiais para o armazenamento. “A gente aconselha tirar o excesso de gordura, de alimento, lavar na pia e deixar escorrer”, explicou.

 

A expectativa da Funtrev é levar os estudantes para conhecer o aterro sanitário do Cirsures.