Saiba como e onde implantar DIU na rede de saúde de Treviso

O Dispositivo Intrauterino (DIU) é um dos métodos contraceptivos disponíveis para impedir a gravidez. Em Treviso, a inserção do dispositivo de cobre é realizada pela Secretaria de Saúde.

 

Para ter acesso ao DIU as mulheres interessadas devem procurar a Unidade de Saúde Dilnei Sônego. Segundo a enfermeira Ravena Pavei Jacinto, o procedimento é realizado pela ginecologista da rede de saúde.

 

“O DIU é colocado mediante exames prévios, como o preventivo. A mulher também não pode estar grávida e deve estar menstruada por conta da dilatação do colo do útero”, explicou. De acordo com a enfermeira, não existe idade mínima para colocar o dispositivo. A paciente deve manifestar o desejo ao médico e discutir o assunto.

 

A validade da eficácia do DIU pode chegar a 10 anos, o dispositivo também pode ser inserido após o parto. “A mulher que está grávida e quer colocar o DIU no hospital tem essa opção. Basta demonstrar interesse para o médico que faz o pré-natal”.

 

Após a solicitação, o dispositivo é entregue à gestante pela Secretaria de Saúde de Treviso para ser colocado ainda na sala de parto.