Treviso participa de congresso sobre turismo

Treviso participou do Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o Abeta Summit 2021. O município foi representado pelo presidente do Instituto Alouatta, Paulo Cadallóra, que encerrou o evento com uma palestra sobre o projeto Turismo e Educação São a Nossa Natureza.

“Apresentamos essa parceria inovadora entre o Instituto e gestão pública de Treviso através do trabalho integrado entre a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo; Secretaria de Educação e Fundação de Meio Ambiente (Funtrev)”, explicou Cadallóra.

O projeto teve início em abril deste ano com o lançamento do livro “Os Mamíferos do Entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí”. O material é utilizado com os estudantes da rede municipal de ensino. Segundo Cadallóra, aproximadamente 160 alunos visitaram a área do Instituto onde a pesquisa foi realizada.

Recentemente, o Instituto fez uma nova tiragem do livro com apoio financeiro do Executivo, por meio da Secretaria de Educação, com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e da Fundação do Meio Ambiente.

Rota de Cicloturismo

Ainda no Congresso, o Instituto fez o pré-lançamento do 1º Roteiro de Cicloturismo de Santa Catarina no Entorno de uma Unidade de Conservação /Reserva Biológica Estadual do Aguaí, no qual Treviso fará parte.

O projeto é um dos 16 contemplados pelo Programa de Inovação na área do Turismo Catarinense (Programa Inovatur II), desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Além de Treviso, mais quatro municípios irão compor a Rota de Cicloturismo: Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis e Bom Jardim da Serra. O desenvolvimento do projeto é realizado pelos integrantes do Instituto Alouatta, Rosilene Koch e Paulo Cadallóra; pela agente administrativo da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e técnica do projeto, Hemelise Benedet Pizzolotto Perovano; além do produtor áudio visual de Nova Veneza, Anderson da Silva Machado; e pelos ciclistas e diretores técnicos do roteiro, Marlon Silva e Diogo Pavei.

Esta foi a primeira edição do Abeta Summit realizada em Santa Catarina. O evento aconteceu entre os dias 24 e 27 de novembro, em Timbó.

Acompanhe o projeto de cicloturismo no Instagram.