Artista visual de Treviso é contemplada com recursos da Lei Aldir Blanc SC 2021

A artista visual Fernanda Baldin, de Treviso, foi contemplada pelo Edital de Concurso Público da Lei Aldir Blanc SC 2021.  A proposta de Fernanda foi selecionada na modalidade Experimentação Artística, e trata-se de uma “Intervenção Artística nas Cidades do Entorno de Treviso – SC, Uma Proposta de Criação”.

 

Segundo Fernanda, o projeto será realizado nos municípios de Treviso, Lauro Müller, Siderópolis, Nova Veneza, Orleans, Urussanga e Criciúma. “A ideia é visitar uma cidade por dia, indo de carro até o local com o maior fluxo de pessoas. Na mochila levarei todos os materiais e convidarei as pessoas a criar um desenho. A proposta é fazer um desenho livre em troca de outro, que pode ser anônimo ou não, feito por alguém da mesma cidade ou não”, explicou.

 

A expectativa é iniciar o projeto em janeiro de 2022. “Ao fazer essa intervenção nas cidades cria-se uma conexão entre elas através do percurso dos desenhos circulando de um lugar ao outro”, disse.

 

A execução será acompanhada pela técnica do projeto e agente administrativo da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Treviso, Hemelise Benedet Pizzolotto Perovano, que frisou o incentivo aos artistas locais. “A Secretaria está à disposição para receber os artistas, ouvir suas propostas culturais e auxiliar na elaboração dos projetos”.

 

Conforme o secretário Mauro Fernandes, a pasta tem como objetivo diversificar as ações por meio da cultura e do turismo.

 

Propostas inscritas

 

Ao todo, foram 2.530 propostas culturais enviadas nas modalidades Experimentação Artística; Apresentação ou Evento Cultural; Oficina Cultural; e Licenciamento de Conteúdo Cultural para Difusão Online.

 

O Projeto é selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 e executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.