Colônia de Férias em Treviso garante diversão e aprendizado para as crianças

Os estudantes da rede municipal de ensino de Treviso estão aproveitando a Colônia de Férias do Executivo. A edição deste ano, que acontece no CEI Professora Angelina Remor de Luca, será realizada até o dia 11 de fevereiro com momentos de diversão e aprendizado para as crianças.

 

Entre as atividades oferecidas estão piquenique, jardinagem, dança, baile de máscaras, festa do pijama, teatro, caça ao tesouro, confecção de fantoches e dia da culinária.

 

“Os benefícios desses momentos para as crianças é viver no ambiente escolar com atividades que trazem alegria, conforto e o querer de estar no CEI”, explicou a assessora pedagógica, Jadna Possato.

 

Para a gerente de processos, Patrícia Pandini de Lorenzi, mãe do Leonardo, de dois anos, além dos benefícios para as crianças, a Colônia auxilia os pais que não conseguiram conciliar suas férias com o recesso escolar.

 

“É muito importante também para as crianças que estão em um ambiente seguro, com boa alimentação, desenvolvendo atividades diferenciadas e recreativas. A Colônia de Férias reduz o período entre um ano letivo e outro, facilitando a vida dos pais e trazendo recreação extra para as crianças”, afirmou.

 

A Colônia de Férias é destinada para crianças de um a quatro anos e onze meses. Este ano, são 34 alunos, oito professores e seis auxiliares divididos em seis turmas, de segunda a sexta-feira, das 6h30min às 17h. De acordo com Jadna, são realizadas duas refeições por período e o cardápio foi desenvolvido por uma nutricionista.

 

Conforme o secretário de Educação, Gladson Tasca, as frutas e verduras são adquiridas quinzenalmente. Os demais itens são disponibilizados conforme a necessidade.

 

Unidade pronta para receber os estudantes

 

A unidade foi preparada para receber os alunos. “Foi realizada uma limpeza geral no CEI, manutenção dos ares-condicionados, consertos de portas, janelas e demais reparos necessários com recursos próprios e bem aplicados”, explicou o secretário.

 

O CEI Professora Angelina Remor de Luca recebeu a vistoria da Vigilância Sanitária e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), que atestaram as condições sanitárias do ambiente.

 

“[…] parte interna da cozinha e depósito de alimentos estão todos dentro das normas estabelecidas, limpeza de caixa d’agua e dedetização em dia”.

 

O Conselho também é responsável por vistoriar os locais que fornecem os alimentos para as unidades escolares, a fim de fiscalizar as condições sanitárias.

 

Protocolos de segurança

 

A Colônia de Férias, assim como as demais unidades escolares do município, segue o Plano de Contingência (PLANCON-EDU) para prevenção, monitoramento e controle da disseminação da Covid-19.

 

O Plancon-EDU prevê a higienização das mesas antes e após refeições, utilização obrigatória de máscaras por todos os passageiros e funcionários, sanitização, higienização e desinfecção da unidade escolar e transporte, demarcação dos espaços respeitando o distanciamento de segurança, evitando aglomerações e priorizando sentido único de fluxo de pessoas, entre outras normas. 

 

Investimentos em educação

 

Em 2021, o Executivo investiu 28,51% da arrecadação municipal na área da educação. Para este ano, terá início a construção da quadra coberta na Escola Professor Noé Abatti, um novo bloco de salas na Escola Professora Angelina Remor de Luca, a reforma de todo o telhado e a construção da cobertura da quadra esportiva na Escola Professora Maria Brogni.

 

As obras serão realizadas com o recurso de R$ 1,5 milhão da Secretaria de Estado da Educação, por meio do secretário Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, além do montante de R$ 159 mil destinado pela deputada Ada de Luca e investimentos próprios da Prefeitura de Treviso.