Saúde de Treviso alcança resultados positivos no Previne Brasil

A Secretaria de Saúde de Treviso alcançou resultados positivos nos indicadores do programa federal Previne Brasil, que avalia os serviços de atenção básica prestados à população.

No relatório, Treviso atingiu nota máxima em quatro dos sete indicadores avaliados no último quadrimestre de 2021. Sendo a proporção de gestantes com consultas pré-natal, com exames para sífilis, HIV e exames odontológicos realizados, além de 100% da cobertura vacinal de poliomielite inativada e pentavalente.

Com os resultados positivos, a Secretaria de Saúde irá receber 100% do incentivo financeiro para os serviços de atenção básica. Conforme a secretária Luciane Possoli, os recursos serão utilizados para custeio da atenção básica.

“Nós tivemos uma evolução do primeiro para o último quadrimestre de 2021. A Secretaria agradece o empenho da equipe, à gestora da Atenção Básica que esteve à frente dos serviços e, principalmente, ao prefeito e ao vice que proporcionaram condições para desenvolver os trabalhos”, disse a secretária.

Sobre o Previne

O programa Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). A proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o fortalecimento de vínculos entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas atendidas e acompanhadas nos serviços da APS. O Previne Brasil começou a ser implementado em 2020.