Coleta Seletiva

A coleta seletiva é um tipo de tratamento dado ao resíduo sólido (lixo), com a separação dos materiais recicláveis e dos não recicláveis. O material separado é colocado na porta da residência ou estabelecimento comercial, ou em Pontos de Entrega Voluntários (PEVs) para posterior coleta porta-a-porta realizada pelo Consórcio CIRSURES.

A separação dos resíduos recicláveis e não recicláveis é fundamental para garantir o reaproveitamento na cadeia econômica e evitar a contaminação do solo e água dos locais onde são depositados.

Separe os resíduos recicláveis (papel, plástico, metal, vidro) dos não recicláveis (orgânicos e rejeitos).

NÃO ESQUEÇA:

– Para que o material reciclável tenha valor é necessário que esteja limpo. Lave as embalagens, não misture papel sujo ou molhado com papel limpo e seco. Tomando esses cuidados estaremos economizando recursos naturais, diminuindo a poluição e valorizando a economia sustentável.

– Não coloque vidros quebrados soltos no lixo! Embale os vidros quebrados em uma caixa de papelão ou garrafa pet e certifique que não causará danos a quem coletar o material. Pense no trabalho de quem cuida da cidade.

LIXO ELETRÔNICO

O descarte de eletrônicos (TVs, rádios, celulares, microfones, notebook, aparelho de som, cabos e similares) pode ser feito diretamente na sede da FUNTREV.

Pilhas e baterias também são recolhidas na FUNTREV e encaminhadas à instituição responsável pelo tratamento.