Proast de Treviso recebe espetáculo Carolina’s

A companhia Voeverá, de Chapecó, apresentou, na tarde de segunda-feira, dia 17, na Proast, o espetáculo “Carolina’s: memória, escrita e resistência”, que leva à cena a voz das pessoas que vivem à margem a partir da memória, das obras e da resistência da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus.  A apresentação foi voltada aos grupos de idosos da entidade e aos alunos da Escola Básica Udo Deeke.

Segundo o diretor da peça, Jovani Santos, a concepção do espetáculo aponta para a construção de um painel de “Carolina’s: mulheres guerreiras e exemplos de superação”.

“Estamos levando para as pessoas um pouco da história da vida e da obra de Carolina Maria de Jesus, uma mulher negra, favelada, que conseguiu através do amor, da escrita e da literatura transformar sua vida, e levar a sua mensagem de superação pra tantas mulheres do mundo. A obra de Carolina já foi traduzida para mais de 13 idiomas, e esta publicada em mais de 42 países e ela vendeu mais de um milhão de exemplares”, explicou.

O roteiro de cenas revisita o passado da escritora recortando referências de sua trilogia (Quarto de Despejo, Casa de Alvenaria e Diário de Bitita); dialoga elementos dessa trajetória com os de outras catadoras na atualidade, e aponta na direção de um futuro aberto às transformações

“Nossa apresentação presta uma homenagem a essa escritora e a todas as mulheres que diariamente lutam para poder melhorar a vida dos seus filhos e transformar também a vida desse país”, finalizou o diretor.

A apresentação aconteceu por conta do Programa de Integração e Descentralização da Cultura (IDC), uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) que prevê a realização de espetáculos gratuitos à população. Treviso foi o primeiro município contemplado pela ação. O espetáculo também será apresentado em mais nove cidades da região Sul.

A apresentação foi prestigiada pelos secretários Mauro Fernandes e Gladson Tasca, pela presidente de honra da Proast, Heliane Rossi Moretti, e colaboradores das pastas e da entidade.