Saúde mental é tema de conferência em Treviso

O Executivo de Treviso, através da Secretaria de Saúde, realizou na quinta-feira, dia 7, a 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O encontro aconteceu no salão paroquial da Igreja Matriz, e teve como tema “A Política de Saúde Mental Como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Conforme a secretária de Saúde, Luciane Possoli, a conferência é um espaço para a construção de propostas para avançar na implementação, consolidação e organização dos serviços da política de saúde mental, em consonância com as diretrizes do SUS e da Atenção Psicossocial. O encontro foi realizado no Dia Mundial da Saúde, que neste ano teve como tema “Nossa Saúde, Nosso Planeta”.

“A conferência é importante para a construção de uma política de saúde mental que faça sentido e que seja promovida verdadeiramente em nosso município, na nossa região e no nosso país. Neste ano, diante da pandemia de Covid-19, poluição no planeta e a incidência crescente de doenças, o Dia Mundial da Saúde coloca a saúde das pessoas e do planeta no centro das atenções”, explicou.

Durante a conferência, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo realizou apresentações musicais e uma dinâmica com a colaboração da artista visual Fernanda Baldin. Ainda no encontro, os estudantes da Escola Udo Deeke apresentaram duas peças teatrais, que abordavam questões como ansiedade e depressão na adolescência. 

A palestra da conferência foi ministrada pelo Enfermeiro Mestre em Ciência da Saúde, Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Denilson Rodrigues Fonseca. Posteriormente foram realizados grupos de trabalho, conforme os eixos: 

  • Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania;
  • Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
  • Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e
  • Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

No final, a Plenária apreciou e votou nas propostas que serão encaminhadas à Conferência Macrorregional da Amesc, nos dias 07 e 08 de junho de 2022. Também foram eleitos quatro delegados que representarão Treviso na Etapa Macrorregional.

Estiveram na conferência o prefeito e vice-prefeito, Valério Moretti e Valentim Cimolim, respectivamente, a secretária de Saúde, Luciane Possoli, o secretário de Administração e Finanças, Ernany Moreti, a secretária de Assistência Social e Habitação, Elaine Salvador Zeferino, o diretor do Samae, João Radael Pires dos Santos, o superintendente da Funtrev, Valtair Agenor da Silva, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Mauro Fernandes, o presidente do Legislativo, vereador Gessi Urbano, a presidente de honra da Proast, Heliane Rossi Moretti, colaboradores do Executivo e moradores de Treviso

A conferência também contou com a participação de membros da Escola Maria Brogni, que apresentaram uma atividade, Proast, Cras de Lauro Muller, Caps e Apae de Siderópolis, Ambulatório de Saúde Mental de Içara e Conselho Tutelar de Treviso. 

Aproximadamente 120 pessoas participaram da conferência.