Secretaria de Educação de Treviso cria apoio pedagógico para fortalecer alfabetização

Uma iniciativa da Secretaria de Educação de Treviso está auxiliando o processo de aprendizagem dos estudantes da Escola Professora Maria Brogni. O apoio pedagógico da unidade já está no segundo ano de execução e conta com 30 estudantes.

A proposta metodológica do apoio pedagógico é diferente das classes de aula regular, com atendimento em grupos menores de estudantes e encontros no contraturno escolar. Segundo o secretário de Educação, Gladson Tasca, o principal objetivo do apoio é minimizar os impactos no processo de alfabetização causados pelo afastamento das crianças da sala de aula por conta da pandemia de Covid-19.

“Com a pandemia percebemos ainda mais a necessidade de criar o apoio, porque os alunos ficaram praticamente dois anos sem aula presencial. Alguns chegaram ao terceiro ano sem saber ler direito”, explicou o secretário.

Conforme a professora Monica Nava, os alunos são encaminhados para o apoio pedagógico conforme a avaliação de desempenho realizada pela equipe técnica da escola.

“A sala de aula segue um roteiro, já aqui no apoio trabalhamos exclusivamente com alfabetização, então a gente ensina mesmo os alunos a lerem e escreverem desde o básico, trabalhamos com as letras do alfabeto, com sílabas, com textos, tudo direcionado pra aprendizagem da leitura e da escrita”, disse.

O estudante participa do grupo até atingir o rendimento da turma regular. A professora destaca que o apoio tem contribuído para a alfabetização dos estudantes. “A gente percebe que tem aluno avançando. Na minha turma já foram dispensados dois alunos que conseguiram ler textos”, finalizou a professora.

Os materiais didáticos para apoio pedagógico são fornecidos pela Secretaria de Educação. Os estudantes também recebem cadernos e outros itens para as aulas. Além disso, a escola oferece o lanche escolar.