Treviso é sede de seminário em alusão ao Dia Mundial da Água

Na quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, aconteceu no auditório da Prefeitura de Treviso o Seminário Plantando Água. O evento foi promovido para discutir a importância da água para a vida do planeta e como a população pode cuidar do recurso, com foco na recuperação e manutenção das nascentes. A ação, que reuniu aproximadamente 60 pessoas, foi promovido pela Fundação do Meio Ambiente de Treviso (Funtrev) e o Instituto Alouatta, com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Samae, Epagri e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.

O vice-prefeito de Treviso, Valentim Cimolim, falou sobre a importância da água. “Sabemos da essencialidade desse bem natural na vida e no planeta. Para tudo precisamos da água. É importante termos consciência e sabermos o papel de cada um, queremos que as pessoas colaborem na preservação da água”, finalizou.

O seminário teve início com a palestra do biólogo Caio Feltrin, que falou sobre a conservação dos mananciais hídricos de Treviso e região. Além disso, aconteceu o lançamento de uma cartilha sobre educação ambiental. O material, que será utilizada nas escolas do município, foi produzido por conta de uma parceria entre a Funtrev, o Instituto Alouatta e o biólogo.

Em seguida, a Unesc apresentou o projeto e as ações para o fortalecimento das Bacias Hidrográficas dos Rios Araranguá, Urussanga e Tubarão e Complexo Lagunar na região Sul de Santa Catarina.

O evento teve continuidade com uma palestra sobre tecnologias ambientais de baixo custo para a captação de água, ministrada pela representante da Epagri, Aline Hahn.

Já no período da tarde, aconteceu uma palestra com Rafaela Comparim Santos, da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) de Balneário Camboriú, com o tema “Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú”. Em sequência, foi ministrada uma palestra com Joel Casagrande, do IMA, com o tema “A água que você bebe nasce aqui”.

Com o encerramento do seminário uma Carta ao município de Treviso será elaboradas com metas e ações para experiência práticas em relação a preservação da água, recuperação e manutenção das nascentes.

O evento contou com representantes da Associação de Moradores do São São Victor; Associação de Moradores do Rio Pio; Instituto Reflorar; Epagri de Treviso, Cocal do Sul e regional; Sindicato dos Mineiros de Siderópolis, Cocal do Sul e Treviso; Associação de Moradores Valdemago; Proast; Cras; Vigilância Sanitária; Secretaria de Saúde e de Educação; Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Treviso; Escola Básica Udo Deeke; Carbonífera Rio Deserto; Carbonífera Metropolitana; Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina; Samae; Funtrev; Instituto Alouatta; Comitê da Bacia do Rio Araranguá; Unesc; Câmara de Vereadores de Treviso e Associação da Serra Geral de Montanhismo.