Treviso inicia vacinação contra a gripe

Começou na manhã de hoje, dia 12, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Treviso. A Regional de Saúde de Criciúma disponibilizou ao município 100 doses produzidas pelo Instituto Butantan.

 

De acordo com a Secretária de Saúde, Luciane Possoli, os grupos serão vacinados na Policlínica Central.

 

Confira o público-alvo para a primeira etapa da campanha:

·         Gestantes;

·         Puérperas;

·        Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias).

 

A meta da equipe de imunização é vacinar 100% dos grupos prioritários, formado por aproximadamente 281 pessoas. Ainda conforme a Secretária, os grupos serão vacinados na medida em que as doses forem enviadas ao município.

  

A imunização é realizada com agendamento, como explica a coordenadora da Atenção Básica, Nair Mason Bett. “Para não ter aglomeração será com horário agendado pelas agentes comunitárias de saúde. Quem não conseguir vir, iremos remanejar para uma nova data”.

 

Os grupos são definidos pelo Ministério da Saúde. De acordo com a imunizadora do munícipio, Fabíola da Silva Borges, a campanha teve início com as crianças de 5 anos.

 

“Elas podem completar 6 anos logo e poderiam perder, depois as de 6 meses que têm menos imunidade e são mais suscetíveis a doenças. E assim, seguiremos para as próximas idades, do menor para o maior”, explica.

 

Para receber a vacina, é preciso apresentar a cardeneta de vacinação. “Lembrando que não pode estar com febre, sintomas gripais, ou fazendo uso de antibióticos”, finaliza a coordenadora.

 

Saiba por que é importante se imunizar

 

A médica responsável pelo Centro de Triagem da Covid-19 de Treviso, Narayana Irmani da Silva, explica que a vacina é o principal método de prevenção para a influenza. “Não tem outra medicação que consiga proteger como a vacina”.

 

Segundo Narayana, a imunização precisa ser realizada anualmente devido as mutações do vírus.