Por que a creche não retorna em fevereiro? Entenda

Em razão da pandemia de Covid-19, as unidades escolas precisam seguir o Plano de Contingência definido pelo Conselho Municipal. Para a etapa creche, a atenção precisa ser redobrada para preservar a saúde das crianças e professores.

O município irá avaliar o retorno às aulas das demais turmas e estudar formas de respeitar os protocolos com os alunos de 0 a 3 anos. Por isso, as atividades da etapa creche não serão oferecidas nos meses de fevereiro e março.

A expectativa da Secretária de Educação é iniciar as aulas em abril. “Na creche a criança precisa de mais contato com o professor, por isso, precisamos estudar como seguir os protocolos. Além disso, as salas necessitam ser adaptadas”, explicou o secretário de Educação, Gladson Tasca.

Para o ano letivo na creche, o município precisa adquirir novas carteiras para manter o distanciamento social de 1,5 metro, contratar profissionais e ampliar as rotas do transporte escolar. “Tudo isso gera custos e, infelizmente, estamos com dificuldades financeiras”, explicou o secretário.

Encontro pedagógico

O Plano de Continência Municipal e o início do ano letivo foram os assuntos discutidos em uma reunião pedagógica realizada na Prefeitura.

Durante o encontro, o orientador pedagógico do município, Guilherme Medeiros Honorato, apresentou a legislação em vigor e as normas sanitárias definidas pelo Conselho Municipal para evitar a proliferação da Covid-19 nas unidades escolares.

O prefeito Valério Moretti desejou boas-vindas aos professores e falou sobre os desafios para este ano. “Teremos que nos adequar aos decretos. Sabemos da competência de vocês [professores] para cumprir os protocolos”, disse.

O município irá oferecer aos educadores o suporte necessário para atuar. “A Administração irá caminhar ao lado da rede de ensino. Vamos nos adaptar no dia a dia para crescermos juntos”, finalizou o vice-prefeito Valentim Cimolim.