Proast faz capacitação para monitoras dos Clubes de Mães

A Promoção de Assistência Social de Treviso (Proast) está promovendo uma capacitação para as monitoras dos Clubes de Mães e da terceira idade que irão atuar este ano. Os encontros tiveram início esta semana na sede da entidade.

 

Ao longo das 15 aulas, serão apresentadas novas técnicas de artesanato, como pintura, bordado e pet colagem. A capacitação é ministrada pelas idealizadoras do projeto Sob Medidas, Simone Bez Birolo e Leusa Comim Rossa.

 

Além das técnicas, as monitoras irão aprender estratégias para atuar no ambiente virtual. “Neste período de pandemia precisamos nos reinventar”, disse Simone.

 

A Proast deve iniciar as atividades dos Clubes de Mães e da terceira idade em abril. Conforme a presidente de honra da entidade, Heliane Rossi Moretti, as aulas serão virtuais.

 

“Para os idosos os trabalhos serão entregues nas casas com todo cuidado. No início dos grupos de mães terá uma aula presencial mensal. Os grupos com mais mulheres serão divididos e as demais aulas serão virtuais para respeitar o decreto”.

 

Para Heliane, a capacitação é uma oportunidade para as monitoras aprenderem novas formas de trabalho. “O artesanato já é um trabalho belo e o treinamento irá valorizá-lo ainda mais. As monitoras vão deixar os trabalhos mais criativos”, finalizou.

 

 Uma parceria foi realizada com a secretaria de Assistência Social para custear a capacitação, materiais entregues e os trabalhos que serão realizados ao longo do ano. “Coloco a secretaria à disposição da Proast. Queremos fazer o máximo possível de parcerias”, disse a secretária da pasta, Elaine Salvador Zeferino.

 

Para a monitora da terceira idade, Salete Tasca, a capacitação é importante para adquirir experiência. “É muito bom, pois chegamos no grupo sem medo de explicar”.

 

A entidade está seguindo as normas de segurança para evitar a proliferação da Covid-19.