VII Festa do Colono de Treviso é sucesso de público

A Praça Central de Treviso foi palco da VII Festa do Colono e das comemorações dos 15 anos de emancipação político-administrativa de Treviso reunindo de sexta a domingo um grande público. Com uma programação diversificada que incluiu shows, exposições, gastronomia típica e atrações artísticas e culturais,  o evento encerrou com o show do cantor tradicionalista Ivonir Machado.

A abertura oficial da festa ocorreu na noite de sexta (25) reunindo autoridades locais, prefeitos e deputados da região, secretários municipais, moradores e visitantes. O coral I Trevisani foi uma das atrações da noite, assim como os shows ao ar livre que embalaram o público até de madrugada começando pelo o Grupo Bailaço, pagode do Chocolate Sensual, sertanejo com Helipe e Helon e encerrando com o DJ Tiago Greco. No sábado (26) as atrações iniciaram à tarde com brinquedos e recreação infantil na Praça e  exposições. Também aconteceu uma Tarde Dançante para Terceira Idade e a celebração da Missa Festiva na Igreja Matriz. À noite ocorreram os shows com o grupo Lokamania, Gabriel Valim e banda, grupo Quero-Quero e DJ Beto Santos.

No domingo (27) a programação da festa iniciou por volta das 8h30min e os visitantes puderam acompanhar a largada dos pilotos do  II Moto Trilha, na Praça Central. O passeio contou com a participação de 250 trilheiros da região.  Às 10 horas foi realizada a Missa Campal com a participação do Grupo Musical Mensageiros de Cristo e também os serviços de gastronomia com churrasco e comida típica italiana. O ponto alto da festa foi o desfile de máquinas agrícolas, totalizando 38 famílias e mais de 50 máquinas que desfilaram na área central da cidade reunindo centenas de pessoas.

O tradicional corte do bolo de mais de 150 quilos, comemorativo aos 15 anos de emancipação foi distribuído a mais de mil pessoas. Além das apresentações de danças dos grupos mantidos pela Casa da Cultura e pela Proast, as atrações musicais encerraram a festa onde foram destaque o DJ Albera, show com Grupo Surungo, banda Gasoni e encerramento com o show nacional do cantor tradicionalista Ivonir Machado e banda. Para o prefeito João Réus Rossi (Juca ) a festa resgatou as tradições e foi um sucesso de público. "Os colonos receberam nossa homenagem por serem pessoas de muita luta e garra.  Nossa intenção foi apresentar um pouco da cultura italiana, dos costumes e das tradições vividas pelos colonizadores que são parte da história de Treviso”, avaliou. Para o presidente da Comissão Organizadora Izídero Ariatti, o evento celebrou os costumes locais mesclando diversas atrações com destaque para gastronomia típica, as exposições, a religiosidade , o esporte de aventura entre outros atrativos.