Agroindústria de pescados de Treviso recebe certificado do SISBI

A Agroindústria Trutas do Chefe, de Treviso, recebeu o certificado de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). A entrega do selo, realizada por meio do Consócio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec (CIM- AMREC), aconteceu no Paço Municipal de Treviso.

Com a adesão, a empresa dos sócios Ana de Fátima Feltin e Fernando Salvan, poderá comercializar os produtos em todo o Brasil. “Esse foi nosso objetivo desde o início com o crescimento passo a passo, mas que agora se concretizou e agora a gente espera chegar a todos os lugares”, contou Salvan.

O prefeito Valério Moretti, parabenizou os sócios e seus familiares pela conquista. “Hoje é um dia muito especial e histórico para Treviso. Parabenizo a todos pelo empreendimento. Sabemos do empenho e da dificuldade que tiveram para conquistar o SISBI. Nós temos orgulho desse empreendimento”, disse.

Conheça a história do Trutas do Chefe

A agroindústria Trutas do Chefe começou sua história em 2017, inicialmente com a criação de Tilápias, porém como os tanques provém de água muito fria, a espécie não se adaptou ao meio.

Os proprietários do estabelecimento procuraram alguma espécie de pescado que se adaptasse melhor a temperatura da água, surgindo a ideia de trabalhar com Trutas.

Durante os anos de funcionamento, com a agroindústria se aprimorando, a produção aumentou de 10 mil peixes por ano para uma produção de 180 mil peixes por ano, e com a equivalência ao SISBI, as expectativas para o ano seguinte são ainda melhores.

Autoridades presentes

Além do prefeito Valério Moretti, a cerimônia de entrega contou com a presença de secretários municipais, representantes da Epagri, Cidasc, Amrec, do prefeito de Cocal do Sul e Presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC (CIM-AMREC), Fernando De Faveri Marcelino, do vice-prefeito de Cocal do Sul Erik Zeferino.

O que é o SISBI?

O SISBI/SUASA foi criado em 2006 por meio de um Decreto do Presidente da República. Desde então a região já vem se mobilizando para a obtenção desta adesão junto ao Ministério da Agricultura.

Em 2007 aconteceu a primeira audiência pública na Associação dos Municípios, quando foi deflagrado pelos prefeitos da época a construção de um consórcio público de forma a abarcar este importante projeto.

Em busca do certificado de equivalência do SISBI, os prefeitos da AMREC aprovaram o protocolo de intenções do consórcio em 2008.

Em 2010, fundaram Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária da Região Carbonífera de Santa Catarina (CIASAMREC).

Anos de trabalho e muitos desafios envolveram esse caminho. Em 2019, foi fundado o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC (CIM-AMREC), e o CIASAMREC foi então incorporado ao novo consórcio.

Em 2020 o CIM-AMREC foi selecionado em meio a 54 consórcios do Brasil para participar do projeto CONSIM – de “Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios”, no qual 12 consórcios foram selecionados, e dos 12, 8 receberam o Certificado de Equivalência ao SISBI no dia 25 de novembro, das mãos da Ministra da Agricultura, dentre os quais o CIM-AMREC também foi contemplado.

Hoje no certificado de Equivalência temos o escopo para produtos cárneos, ovos e pescado, o qual será ampliado dentro das necessidades e interesses das agroindústrias e serviços de inspeção municipais da região, os demais produtos de origem animal.