Treviso adere ao projeto “Penso, logo destino”, coordenado pelo IMA

A prefeitura de Treviso assinou o termo de cooperação com o projeto “Penso, logo destino”, que visa a conscientização e o envolvimento dos catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos. O programa é uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

O termo de cooperação foi assinado pelo prefeito de Treviso e presidente do Cirsures, Valério Moretti, que representou os sete municípios consorciados. A ação, realizada na quinta-feira, dia 17, em Urussanga, também contou com a presença da Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

Os próximos passos do programa incluem a definição de um posto de arrecadação no município, divulgação do programa junto ao trabalho de educação ambiental.

Com a adesão dos municípios, o programa alcançou a marca de 57 participantes. A expectativa é que, ainda em 2022, 90 municípios estejam no Programa Penso, Logo Destino.

Logística reversa

A primeira fase do projeto consiste na implantação de ações voltadas aos consumidores para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Os produtos que devem ser devolvidos aos comerciantes são lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias.

Fotos: Lucas Sabino