Conferência Municipal de Saúde de Treviso discute garantia de direitos e defesa do SUS

Aconteceu na última semana, em Treviso, a 8° Conferência Municipal de Saúde. A etapa municipal foi organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria de Saúde, com o tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

A conferência seguiu os eixos temáticos: O Brasil que temos; o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Ao final, foram levantadas propostas que serão apresentadas nas etapas estaduais e nacionais. Durante a tarde, também foram eleitos os delegados e suplentes que irão representar o município na Conferência Macrorregional, nos dias 3 e 04 de maio, na Unesc.

Confiara os eleitos:

Categoria Usuários – 1° titular: Everson Luis de Moraes e 1° suplente: Rosiane Miotelli, representantes da Comunidade Terapêutica PIAA. 2° titular: Hanay Rosa das Neves e 2° suplente: Renata Rossi da Costa Daleffe, representando a Associação de Pais e Professores da Escola de Educação Básica Udo Deeke. Categoria Profissionais de Saúde – titular: Ederson Tavares e suplente: Luana Geib Santos Ribeiro. Categoria Gestor/ Prestador – titular: Nair Mason Bett e suplente: Vanessa Vieira Pescador.

A Conferência reuniu 70 participantes, e contou com a presença do vice-prefeito Valentim Cimolim, da secretária de Saúde, Vanessa Vieira Pescador, servidores da saúde, educação Assistência Social e Habitação, Cras, Administração e Finanças, representantes do Conselho de Saúde, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Mineiros de Cocal do Sul, Siderópolis e Treviso, Escola Básica Udo Deeke, Conselho Tutelar, Proast, Comunidade Terapêutica PIAA, membros da Regional de Saúde, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma e Região (Siserp) e usuários do SUS.