Treviso promove festa para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Após um intervalo sem festividades por conta da pandemia de Covid-19, o Executivo de Treviso, a Secretaria de Assistência Social e Habitação e a Proast, com o apoio das Secretarias de Saúde, de Educação e de Cultura, Esporte e Turismo, realizaram no último domingo, dia 5, uma festa para celebrar o Dia Interacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Durante a tarde, a data foi celebrada de forma alegre e descontraída. O evento teve início com um cerimonial de abertura com os membros do Executivo, Legislativo, Proast e da Igreja Católica.

“”Treviso se desenvolve com a contribuição e o trabalho de todos que aqui vivem. Mas, as mulheres tiveram e tem um papel importantíssimo não só pela sua força de trabalho, mas principalmente, pela formação das famílias, pela educação do filhos, cultura e formação dos nossos cidadãos. Por isso, estamos felizes por poder realizar um evento em homenagem às mulheres de Treviso. A sensibilidade da mulher faz a diferença também nas ações da administração pública. Ontem já passou, amanhã não sabemos como será, por isso vamos fazer o dia de hoje feliz”, disse o prefeito Valério Moretti.

A presidente de honra da Proast, Heliane Rossi Moretti parabenizou as mulheres e agradeceu aos envolvidos na organização. “A festa foi maravilhosa e foi uma tarde alegre para homenagear as mulheres pelo Dia Internacional. Agradeço a todos os envolvidos, todos que trabalharam e organizaram o evento. Agradeço a todos pela dedicação e pela colaboração”, finalizou.

Durante os pronunciamentos, o vice-prefeito Valentim Cimolim mencionou que o Executivo incentiva a participação das mulheres na Administração Municipal. “Temos prezado pela valorização das mulheres, temos duas secretárias, a nossa procuradora, e maioria das servidoras […] As mulheres têm se envolvido em muitas atividades e sabemos das suas competências. Cabe investir na carreira política, pois queremos que as mulheres participem mais, se envolvam mais porque só assim teremos um pais igualitário e com cidades melhores”, disse.

A segunda-dama do município, Crisleide Machado da Luz Cimolim citou a importância do Dia Internacional da Mulher. “Esta data existe no mês de março para nos lembrar das conquistas sociais, políticas e econômicas que nós conseguimos até hoje. Há muita coisa por fazer, mas já traçamos caminhos piores. Neste ano comemoramos 91 anos do voto feminino, e isso é uma conquista  […] Participando dos movimentos sociais, da política e da economia é que vamos tomar nosso espaço”, completou.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Elaine Salvador Zeferino falou sobre o retorno das festividades após o período de isolamento social causados pela pandemia. “É o primeiro evento da Administração Municipal, tivemos outros, como o drive-thru. No primeiro ano não conseguimos fazer por conta da pandemia e agora estamos retornando. É bom ver a casa cheia e dizer para vocês que falar sobre mulher é dizer que estamos em todos os espaços, nós estamos aos poucos conseguindo estar também na política, que é uma parte difícil pois as mulheres não queriam estar na política, e hoje nós temos duas mulheres vereadoras e duas secretárias”, falou.

Logo após a cerimônia de abertura, uma palestra show foi ministrada pelo palestrante Beto Grasel, com o tema “Mulher sensivelmente poderosa”. Já a apresentação musical ficou a cargo do cantor Léo Marques, que divertiu as participantes com um repertório eclético. As participantes também desfrutaram de um coquetel e receberam uma lembrança.